Participe do nosso Discord Siga @MinecraftBlogMJ no Twitter

Mods para Minecraft na Google Play estão prejudicando celulares

novembro 30, 2020 ,

Modpacks para Minecraft estão prejudicando os celulares de quem os instala.

Diversos mods na Playstore foram descobertos por pesquisados da Kaspersky como um malware, ou seja, um aplicativo malicioso que infecta os celulares e computadores a partir de um aplicativo falso.

A maioria dos mods falsos encontrados já foram removidos da Playstore. Contudo é bom saber que mesmo removidos, os aplicativos continuam nos celulares de todos que já instalaram! Alguns dias atras, cinco deles ainda não haviam sido removidos:

  • Zone Modding Minecraft
  • Textures for Minecraft ACPE
  • Seeded for Minecraft ACPE
  • Mods for Minecraft ACPE
  • Darcy Minecraft Mod.

O menos famoso dos mods tinha sido baixado mais de 500 vezes, enquanto o mais popular, foi 1 milhão. Mesmo os aplicativos tendo editores diferentes, dois deles tinham a mesma descrição.

Mods infectados com a mesma descrição
Imagem por: Kaspersky

De acordo com os comentários de jogadores frutados e com os testes que os pesquisadores fizeram, os ícones dos aplicativos, depois de instalados, desapareciam do celular.

Imagem por: Kaspersky

Com isso ficam escondidos do usuário e começam a mostrar anúncios ou algo pior. Como por exemplo, o mod testado pela Kaspersky que abriu automaticamente uma janela do navegador com um anúncio a cada dois minutos.

Como remover os mods falsos

Se você está sofrendo com alguma coisa semelhante, ou teve algum aplicativo que não abriu e sumiu, existe uma forma de remover o aplicativo. Para isso vá em Configurações > Aplicativos e Notificações > Mostrar todos os aplicativos, e enfim removê-lo.

Felizmente esses mods maliciosos não tentam retornar após serem removidos.