Minecraft 1.17: Snapshots 21w17a e 21w16a | Aquífero de Lava, Crescimento de Espeleotamas, Cavernas de Macarrão, +

abril 28, 2021 ,
Variante mais fina das cavernas de macarrão | Screenshot: Minecraft (Oficial) | Logo snapshot: MineBlog

Algumas mudanças e ajustes ocorreram entre a snapshot 21w16 e 21w17, como um aquífero de lava, crescimento de espeleotamas, uma forma de crescer árvores de azaleia, nova variante de cavernas espaguetes, entre outros.


Se você não viu as outras snapshots, clique aqui
ou a primeira snapshot que contém muitas novidades, clique aqui


Crescimento do espeleotema

Uma estalactite irá crescer lentamente se estiver pendurada em um bloco de espeleotema que tenha fonte de água acima, o mesmo acontecerá com uma estalagmite. A velocidade é aleatória, mas muito lenta, uma única etapa do crescimento pode levar dias do Minecraft.

Uma estalagmite só irá crescer a partir de uma estalactite se o chão ou uma estalagmite abaixo estiver dentro de 10 blocos.

Se a ponta da da estalactite estiver dentro da água, ela não irá pingar, logo não terá nenhum crescimento. Quanto a estalagmite, se a ponta dela estiver debaixo d'água, ela não irá receber gotas e, assim, não crescerá uma estalactite pingando. Ambas nunca crescerão quando submersas.

Azaleia

Quando utilizar-se farinha de osso tanto na azaleia quanto na azaleia florescente, irá crescer uma árvore de azaleia.

Cavernas de espaguete

A partir daqui, as mudanças experimentais só serão vistas em um pacote de dados oficial (atualizado 21w17a), que dá acesso antecipado à geração de mundo que virá na segunda parte da Caves & Cliffs.

Agora, existe uma variante mais fina, ondulada e claustrofóbica das cavernas de espaguete, chamada "caverna de macarrão". Para testar as novas cavernas, baixe aqui datapack atualizado

Aquífero de lava

Agora, abaixo da altura 0 às vezes terá aquíferos de lava em vez de água.

Veios de minério (21w16a)

São formações grandes de minério subterrâneas raras, semelhantes a cobras. Os veios de cobre se formam acima da altura 0 e são misturados com granito, enquanto os de ferro se formam abaixo da altura 0 e são misturados com tufo.

Outras Alterações

  • As texturas dos blocos de minérios brutos tiveram pequenos ajustes.
  • Plantaformas pequenas agora podem ser colocados em cima do bloco de musgo.
  • Blocos de cobre agora são feitos de 9 barras de cobre.
  • Minério de cobre deixa cair de 2 a 3 cobres brutos quando extraído, ou mais se usado uma ferramenta encantada com Fortuna.
  • [Experimental] Os veios de minério agora são um pouco mais raros e um pouco menores.
    • Os minérios no veio são mais aglomerados e menos uniformemente distribuídos.
    • Se você tiver sorte, poderá encontrar um bloco de minério bruto.

Como instalar a snapshot

Para testar/instalar essa e outras snapshots, abra o Minecraft Launcher e clique na opção "Snapshots" na aba "Instalações/Installations"

Atenção: As snapshots podem CORROMPER o seu MUNDO, é recomendado fazer um backup e/ou executa-lo em uma pasta diferente dos mundos principais!