Minecraft 1.17 | Caves & Cliffs: Parte 1 - Cabras, Axolotes, Estalactite, Ametista, Novos blocos e Itens e +

junho 08, 2021 , ,

Veja tudo que foi adicionado e alterado na 1.17, a primeira parte da imensa atualização Caves & Cliffs que trouxe novos mobs, blocos, minérios, itens e muito mais.

Sobre a Primeira Parte

A Caves & Cliffs foi dividia em duas partes, sendo as versões 1.17 (edição Java) e 1.17.0 (edição Bedrock) a primeira parte, ou seja, tudo que será mostrado aqui é apenas uma fração dessa imensa e ambiciosa atualização! Se quiser entender o motivo da Mojang fazer isso, veja com mais detalhes aqui.

Se você encontrou algum problema ou viu que esqueci de algo, me fale nos comentários!

Índice

Trailer

Adições

Mobs

Axolote

Diga boas vindas ao Axolote, o primeiro anfíbio do Minecraft! É um mob passivo, mas que persegue outros mobs aquáticos, exceto tartarugas e golfinhos. Também atacam Afogados.

Caso o jogador ajude matando um mob que o Axolote estava atacando ou sendo atacado, ele irá dar regeneração temporário e removerá efeito de mineração como gratidão.

Pode ser encontrado em 5 cores: rosa (leucístico), marrom (selvagem), dourado, ciano e azul. É encontrado normalmente nas cavernas.

Todos os axolotes

O axolote morre após 5 minutos em terra, se não conseguir voltar para a água a tempo, mas não morrerá caso esteja chovendo. Ele vai fingir de morto por 10 segundos se sofrer dano debaixo d'água enquanto ganha regeneração.

Com um balde de água é possível pegá-lo e obter o novo item: Balde com axolote.

Pode ser alimentado com baldes de peixes tropicais, isso porque Axolotes na vida real só comem peixes vivos.

Cabra

A Cabra é um mob neutro que é encontrado naturalmente nas montanhas.

Na maioria das vezes quando ela está tentando ultrapassar algum obstáculo ou evitar neve fofa ela pula 10 blocos de altura, e só poderá pular novamente depois de 30 a 60 segundos. Por conta disso, ela toma menos 10 corações em dano de queda.

Na Edição Java, ela não dropa nada, enquanto na Edição Bedrock ela irá dropar Chifre de cabra (no momento somente Bedrock).

Cabra

Pode parecer um animal calmo e tranquilo, mas tome muito cuidado! Se uma cabra ver um mob ou jogador parado por muito tempo (30 a 300 segundos), ela irá atacá-lo e isolará o alvo para muito longe.

Há 2% de nascer uma cabra gritante, ela tem a mesma aparência de uma cabra comum, mas ela é muito mais agressiva e a cabra gritante faz o que o nome diz: grita.

Jogador sendo isolado por uma cabra

Lula-brilhante

Originária do falecido Minecraft Earth, a Lula-brilhante foi o mob vencedor da votação no Minecraft Live de 2020. Nasce em grupos de 2 a 4 lulas-brilhantes na escuridão total.

O diferencial de uma lula comum para uma lula-brilhante é seu brilho que pode ser visto até mesmo no escuro, mas não ilumina o ambiente. Se for atacada, ela irá parar de brilhar por 5 segundos.

Ela dropa o novo item: Bolsa de tinta brilhante que pode ser usado para criar Moldura brilhante e fazer o texto de uma placa brilhe.

Lula-brilhante


— Publicidade —


Blocos

Ametista

A ametista é encontrada em Geodos de Ametista em forma de: Bloco de ametista, Agregado de ametista, Cristais de ametista e Drusa de ametista. Para obter o Bloco de Ametista é necessário uma picareta de ferro, diamente ou netherita, caso contrário não irá dropar nada.

Blocos de Ametista e Aglomerados de Ametistas em um Geodo de Ametista

O Agregado de Ametista é gerado nas laterais de Drusas de ametista e crescem apenas neles. Tem quatro estágios: cristal de ametista pequeno, cristal de ametista médio, cristal de ametista grande e, por fim, agregado de ametista.

Apenas o quarto e último estágio que dropa o novo item: Fragmento de ametista, utilizado para fabricar Bloco de Ametista, Luneta e Vidro Fosco. Quando o agregado de ametista é quebrado com qualquer picareta, é dropado 4 fragmentos de ametista, mas se for com a mão irá dropar somente 2 fragmentos.

Os 4 estágios de um Aglomerado de Ametista (da esquerda para direita): cristal de ametista pequeno, cristal de ametista médio, cristal de ametista grande e agregado de ametista
Os 4 estágios do Aglomerado de Ametista

Já não bastasse a beleza dos cristais, eles também iluminam um pouco, sendo o aglomerado de ametista o que mais ilumina.

Iluminação dos cristais de Ametista, sendo o do Aglomerado de Ametista o que mais ilumina

Calcita

A Calcia é apenas um bloco de decoração que é gerado na parede do geodo de ametista entre o Basalto liso e o Bloco de Ametista. Pode ser quebrado com qualquer picareta.

Calcita entre Bloco de Ametista (esquerda) e Basalto Liso (direita)

Tufo

O Tufo é uma pedra encontrada em grupos minerais abaixo da camada 16. Pode ser quebrado com qualquer picareta.

Basalto Liso

Pode ser obtido com a fundição do Basalto, bloco adicionado na 1.16: Nether Update. Como foi dito acima, o Basalto liso é encontrado no mundo normal como parte da camada externa do Geodo de Ametista.

Basalto Liso como o exterior de um geodo de ametista

Velas

Sim, agora você conseguirá comemorar um aniversário de alguém, ou seu próprio, e até mesmo fazer desejos antes de assoprar a vela do bolo (não, ainda não é possível assoprar no Minecraft).

Brincadeira à parte (ou não), agora temos mais um meio de iluminação que são as Velas. Elas iluminam de forma parecida com um pepino-do-mar. Além da vela comum, também existem 16 coloridas. Podem ser acendidas com uma pederneira e apagadas com água ou com o botão direito do mouse.

Agrupando velas

Podem ser colocados juntos em até 4 velas e também colocada em um bolo inteiro. Apenas uma vela pode ser colocado e se o bolo for comido, a vela será dropada.

Bolo com uma vela verde acesa enquanto um aldeão observa

Ardósia

É planejado que a Ardósia substitua a pedra comum abaixo da camada 0 na segunda parte de Caves & Cliffs, a 1.18, mas enquanto não lança ela é encontrada em "bolhas" de ardósia entre as alturas 0 e 16.

Pode ser minerada com qualquer picareta encantada com Toque Suave, senão irá dropar Pedregulho de Ardósia. Mesmo que tenha a função similar de uma pedra comum, a ardósia é 2 vezes mais resistente.

O Pedregulho de Ardósia pode ser usado para craftar as mesmas coisas que uma pedra comum, por exemplo espada de pedra e fornalha.

Além do pedregulho de ardósia, ela também tem: ardósia polida, tijolos de ardósia, ladrilhos de ardósia, ardósia talhada, ardósia infectada e todas as versões dos minérios comuns em ardósia.

Topo esquerdo: Ardósia e Pedregulho | Topo direito: Tijolos de Ardósia | Baixo esquerda: Ardósia Polida | Baixo direita: Ladrilhos de Ardósia

Como foi citado, além dos blocos derivados da ardósia, também temos os Minérios de Ardósia que são as versões de todos os minérios, incluindo o cobre, mas com a textura da ardósia e um pouco mais difíceis de minerar.

As versões de ardósia dos minérios de cobre, esmeralda e carvão foram adicionados apenas serem usados pelos criadores de mapa e pacotes de dados, ou seja, não serão gerados naturalmente.

Cobre

Além da Ametista, agora também temos o Minério de Cobre e os blocos criados com cobre. É encontrado geralmente entre as camadas 0 e 96. Quando é gerado envolta de Ardósia, é transformado em Minério de cobre de ardósia e se torna duas vezes mais difícil de minerá-lo.

Minério de Cobre de Ardósia (esquerda) e Minério de Cobre (direita)

Os dois devem ser minerados com uma picareta de pedra ou melhor. Dropam de dois a três Cobres brutos, mas se for usado uma picareta com Fortuna pode ser dropado até 12 cobres brutos com Fortuna 3. Com o novo item podemos fazer Bloco de cobre bruto ou Barra de cobre, que pode ser utilizado para criar Luneta, Para-raio ou Bloco de Cobre.

Bloco de Cobre e a Oxidação

Feito com 9 barras de cobre, o Bloco de Cobre é o que tem um efeito bastante interessante: a oxidação. Todas suas variantes oxidam com o tempo até terem uma cor totalmente esverdeada. São 3 estágios: exposto, desgastado e oxidado.

Também há outras variantes do bloco: lapidado, lajes e escadas lapidadas.

Bloco de Cobre (Normal e Lapidado), suas variantes e os 4 estágios de oxidação da esquerda para direita: normal, exposto, desgastado e oxidado
Bloco de Cobre, suas variantes e os 3 estágios de oxidação

Mas se você não gosta nem um pouco desse efeito do tempo contra sua casa feita inteiramente de cobre, você pode usar Favo de Mel para encerar os blocos de cobre e impedir que oxidem. Se utilizar um machado em um bloco de cobre encerado, irá raspar a cera.

O machado também reverte um estágio da oxidação de cada vez, mas se um relâmpago cair sobre ou perto do bloco um ou mais estágios serão retirados.

Raspando a oxidação do bloco de cobre com um machado

Vidro Fosco

Bem, como o nome já diz: é um vidro fosco. Feito com 1 vidro e 4 fragmentos de ametista, o bloco impede da luz atravessá-lo, mas ainda é possível de ver do outro lado. Não pode ser usado para fazer vidros coloridos.

Diferente do vidro pode ser pego com a mão ou qualquer ferramenta sem precisa de Toque Suave.

Vidro Fosco bloqueando iluminação da lava

Para-raio

É feito com 3 barras de cobre. O para-raio emite um sinal de redstone quando atingido por um raio. Também atrai raios gerados por um Tridente com Canalização.

Raio sendo atraído por um para-raio e raspando a oxidação dos blocos de cobre

Neve fofa

Ótima como uma armadilha, mas também perigosa por ser uma, a Neve fofa é um bloco que faz as entidades afundarem sobre ela, como uma areia movediça mesmo.

Na edição Bedrock é gerado naturalmente em montanhas: Bosque Montanhoso e Encostas Nevadas.

Com um balde é possível pegar a neve fofa e colocar em qualquer outro lugar. Além disso, deixar um caldeirão vazio em um bioma de neve irá encher de neve fofa quando nevar, então é só usar um balde para retirar do caldeirão.

Pegando neve com um balde
Caldeirão cheio de Neve fofa

Se um mob ser "engolido" pela neve fofa, começará a congelar e sofrer dano. Os mobs golem de neve, esqueleto errante, wither e ursos polares são imunes ao dano de congelamento, enquanto os mobs de fogo como lavagante, cubo de magma e blaze levam dano extra.

Uma entidade pegando fogo, irá derreter a neve.

As cabras irão evitar a neve fofa.

Se um jogador ficar submerso verá as bordas de gelo aparecer lentamente nas laterais da tela, o FOV diminuirá e será causado um efeito de névoa. Depois de sete segundos, a barra de vida do jogador vai mudar de textura para uma cor de gelo e, por fim, começará a perder meio coração a cada 2 segundos.

Efeito de congelar

Enquanto estiver dentro da neve fofa, ou até as bordas de gelo sumir, caso tenha saído, o jogador irá andar lentamente. Quando o jogador sair da neve fofa, as bordas de gelo irão sumir.

Esqueleto se convertendo em um errante ao ficar na neve fofa
Imagem/MinecraftWiki

Caso o jogador ou um mob estejam utilizando botas de couro não irão cair na neve fofa. Além de o jogador conseguir afundar ou, se estiver submerso, "escalar". Utilizar uma armadura de couro completa irá impedir o efeito de congelamento.

Se um esqueleto estiver na neve após 7 segundos irá se converter em um errante. 

Sensor Sculk

Provavelmente o bloco (ou coisa) mais diferente de todos na 1.17, quiçá no Minecraft até o momento, é o Sensor sculk que detecta quase qualquer vibração perto em um raio de 8 blocos. As vibrações são várias, algumas são: um mob/jogador andando, correndo, pulando, colocando ou quebrando blocos, um lobo molhado se sacudindo, um pistão se estendendo.

Resumindo, tudo que faça barulho de mais, exceto um outro Sculk e um jogador andando agachado. Além de que se um bloco de lã estiver entre o sensor sculk e a fonte de vibração, ele não fará nada.

Obviamente quando um sensor sculk detecta alguma vibração ele emite um sinal de redstone dependendo da distância, ou seja, quanto mais perto mais, mais forte será o sinal.

Por enquanto não é encontrado naturalmente, sendo possível obtê-lo apenas através de comandos. Provavelmente porque ainda não temos o futuro bioma Deep Dark (algo como Escuridão Profunda), que será adicionado na Segunda Parte junto do novo mob e blocos sculks.

Moldura brilhante

Feito com 1 moldura e 1 bolsa de tinta brilhante, faz com que os itens brilhem no escuro como a Lula-brilhante, mas não ilumina.

Moldura brilhante com uma espada de diamante numa caverna totalmente escura

Líquen brilhante

Semelhante às trepadeiras, o Líquen brilhante é uma nova fonte de luz que gera naturalmente em cavernas, mas com mais frequência em ravinas. Pode ser encontrado também debaixo d'água, como oceanos.

Para coletá-lo é necessário uma tesoura.

Líquen brilhante

Trepadeira da Caverna

É a planta usada para cultivar o novo item Bagas brilhantes, será possível encontrá-la no bioma Cavernas verdejantes, que será adicionado somente na Segunda Parte (1.18), ou seja, ainda não é possível encontrá-la naturalmente.

Ela ilumina quando está com uma baga brilhante pendurada.

Trepadeira da Caverna com Bagas brilhantes

Raízes suspensas e Terra enraizada

Tanto as Raízes suspensas quanto a Terra enraizada são blocos decorativos encontrados abaixo de uma Árvore de azaleia, que nasce acima de uma Caverna verdejante (bioma futuro da 1.18). Por ainda não termos o novo bioma de caverna, os dois blocos só podem ser pegos no inventário do Criativo ou via comando.

Usar farinha de osso em uma Terra Enraizada fará com que Raízes Suspensas cresçam abaixo do bloco (se tiver espaço).

A Terra Enraizada pode ser quebrada com a mão ou qualquer ferramenta. Já as Raízes Suspensas para ser coletadas deve ser usado uma tesoura.

Ao arar a Terra Enraizada com uma enxada, irá convertê-la em terra normal e soltará Raízes Aéreas.

Terra enraizada (direita) e Raízes suspensas (esquerda)

Azaleia

Azaleia florescente em vaso
Planejadas para crescerem naturalmente nas Cavernas verdejantes (1.18), são duas variantes: a azaleia e a azaleia florescente. Podem ser cultivadas com farinha de osso para se tornarem uma Árvore de azaleia.

A azaleia florescente é considerado uma flor para as abelhas. As duas azaleias podem ser colocadas em vaso de flor.

Folhas de azaleia (esquerda) | Azaleia e Azaleia florescida (direita)
Folhas de azaleia (esquerda) | Azaleia e Azaleia florescida (direita)

Flor de esporos

Um bloco decorativo que poderá ser encontrado no futuro bioma Cavernas verdejantes. A flor de esporos só pode ser colocado abaixo de qualquer bloco. Ela libera partículas verdes para baixo que se espalham e depois ficam ao redor da flor.

Pode ser quebrada com qualquer ferramenta, mas para ser coletada é necessário usar uma tesoura.

Flor de esporos

Plantaforma

São dois tipos de plantaformas: a pequena e a grande, ambas estão planejadas para serem encontradas naturalmente no futuro bioma Cavernas verdejantes.

Plantaforma Grande (esquerda) e Plantaforma pequena (direita)
Plantaforma Grande (esquerda) e Plantaforma pequena (direita)

A Plantaforma Pequena somente pode ser colocada em cima de argila e bloco de musgo, mas também pode ser colocada em bloco de grama, terra infértil, podzol ou terra arada se tiverem debaixo d'água. Utilizar farinha de osso em uma Plantaforma Pequena fará com que ela se torne uma Plantaforma Grande de cinco blocos de altura.

Já a Plantaforma Grande pode ser colocada em cima de qualquer bloco e, usando farinha de osso, poderá crescer 1 bloco de altura. Diferente da pequena, como o nome indica “plantaforma”, a grande permite o jogador ficar em cima dela por 1 segundo, após isso irá se inclinar para baixo um pouco. Se o jogador permanecer mesmo assim, a plantaforma grande irá se inclinar totalmente e o jogador irá cair.

Plantaforma inclinando depois de 1 segundo e jogador caindo

Espeleotema Pontiagudo e Bloco de Espeleotema

Podem ser encontrados raramente nas cavernas comuns, mas é planejado que apareçam em Cavernas de espeleotema, que será adicionado somente na 1.18.

O Espeleotema Pontiagudo são estalactites e estalagmites que crescem em Blocos de Espeleotema. Podem ser colocados em baixo (estalactite) ou em cima do bloco (estalagmite). Se houver água dois blocos acima da estalactite, ele irá liberar partículas de água que podem ter uma chance de encher um caldeirão.

Se um jogador cair sobre a estalagmite irá levar dano. Já a estalactite, caso não tenha nada suportando ela, irá cair e causará dano em quem estivar embaixo de 2 corações para cada bloco de distância.

Espeleotemas

Bloco de Musgo e Tapete de Musgo

São decorativos e somente podem ser pegos no Criativo ou via comando. O Bloco de Musgo também pode ser obtido ao negociar com um Vendedor Ambulante, que pode vender 2 blocos de musgo por 1 esmeralda. Ambos os blocos irão compor o chão e o teto do futuro bioma Cavernas verdejantes (1.18).

O Tapete de Musgo pode ser feito com 2 blocos de musgo ou usando farinha de osso em um bloco de musgo.

O Bloco de Musgo pode ser quebrado com a mão ou qualquer ferramenta, porém usar uma enxada é mais rápido. Usar farinha de osso em um bloco de musgo fará com que os blocos próximos: podzol, terra, areia, cascalho, pedra, granito, andesito, diorito, tufo, terra enraizada e ardósia sejam convertidos em blocos de musgo.

Bloco de Luz

Este bloco é uma mão na roda para os aventureiros na arte de criar mapas ou construções. Antes exclusivo da edição Bedrock, o Bloco de Luz é invisível, não pode ser minerado e é capaz de iluminar de 0 a 15 níveis de luz.

Só é possível obtê-lo através do comando /give. O bloco de luz somente fica visível quando o jogador segura o item dele, da mesma forma que a barreira.

Mesmo não podendo ser quebrado o Bloco de Luz pode ser substituído por outro bloco se colocado no mesmo lugar. Então, se um jogador estiver no modo sobrevivência, isso pode ser um problema. Água não quebra o bloco de luz, pelo contrário, ambos podem ocupar o mesmo espaço.

Ao segurar o item e clicar com o botão direito em um bloco de luz, irá alternar entre os 15 níveis de luz.

Bloco de luz aparecendo ao segurar o item e Alterando os níveis de luz (0 ao 15)

Blocos de metais brutos

São feitos com seus respectivos metais brutos: ferro, cobre ou ouro.

Ferro bruto, cobre bruto e ouro bruto


— Publicidade —


Itens

Bagas brilhantes


Obtidas através de Trepadeiras das Cavernas, as bagas brilhantes é um novo alimento que restaura 2 de fome e 0,4 pontos de saturação. Iluminam quando estão penduradas em trepadeiras das cavernas.

Podem ser usadas para acelerar o crescimento de um filhote de raposa e para as raposas reproduzirem.

Trouxa

No momento disponível somente via comando, a Trouxa permite armazenar itens dentro do inventário. Para colocar armazenar algo, tem que estar segurando o item que deseja guardar e clicar com o botão direito sobre a bolsa. Passar o mouse sobre ele, mostrará os itens armazenados e quanto de espaço resta.

Em falar de espaço, colocar uma pilha de 64 de um item irá ocupar todo o espaço. Agora, um item não empilhável, como uma espada, também irá ocupar todo os slots.  

É possível armazenar diferentes tipos de itens, mas pode conter apenas 64 de um item. Já as pilhas de 16, ocupam mais espaço, enquanto itens não empilháveis ocupam toda a bolsa.

Exemplos dos slots

Luneta

Um item que seria bastante interessante se tivesse sido adicionado na 1.13: Atualização Aquática, a Luneta permite que você amplie sua visão até um local específico. O jogador fica mais lento enquanto usa a luneta.

Fragmento de Ametista

Pego ao quebrar Agregados de Ametistas. Se for usado uma picareta, o agregado de ametista dropa 4 fragmentos de ametista, mas se for com a mão apenas 2 fragmentos dropam.

Utilizado para fazer blocos de ametista, luneta e vidro fosco.

Bolsa de Tinta brilhante

Dropada quando uma Lula-brilhante morre, a Bolsa de tinta brilhante pode ser utilizada para criar Moldura brilhante e fazer com que o texto de placas brilhem no escuro.

Metais Brutos

Foi adicionado ferro bruto, cobre bruto e ouro bruto para criar uma consistência com o encantamento Fortuna em todos os minérios. Os metais brutos podem ser usados para fazer barras dos respectivos metais. Também podem ser usados para fazer Bloco de metal bruto

Balde de Neve fofa e com Axolote

O Balde de Neve fofa é obtido quando pega-se uma neve fofa ou após coletar de um caldeirão cheio de neve fofa.

O Balde com Axolote é obtido ao usar um balde de água em um axolote.

Balde com AxoloteBalde de neve fofa

Barra de Cobre

Obtida após a fundição de Cobre bruto ou Minério de Cobre, a Barra de Cobre é usada para fazer blocos de cobre, para-raio e luneta.


Mundo

Geodos de Ametista

Podem ser encontrados naturalmente pelo subterrâneo. Seu exterior é coberto de Basalto liso, em seguida uma camada de Calcita e seu interior, obviamente, de Ametista.

Além do bloco de ametista, também é encontrado os cristais de ametista e aglomerado de ametista. Sendo esse último o que dropa o Fragmento de ametista. Existe uma chance de 95% de um geodo ser gerado parcialmente aberto.

Geodo de ametista

Árvore de azaleia com os blocos, Terra enraizada e Raízes suspensas, debaixo dos troncos da árvore
Imagem/MinecraftWiki

Árvore de Azaleia

Por enquanto não é gerada naturalmente, pois está planejada para crescer acima do bioma Cavernas verdejantes, que virá na 1.18, mas utilizar farinha de osso em uma Azaleia ou Azaleia florescente irá fazer com que uma Árvore de azaleia cresça.

A árvore consiste em Folhas de azaleiaFolhas de azaleia florescida e tronco de carvalho. Já as raízes são feitas de Terra enraizada e Raízes suspensas que vão até a Caverna verdejante abaixo da árvore.

Mais coisas

Progressos (conquistas)

  • "Cabra à vista!" ao entrar em um bote com uma cabra.
  • "Bota cera" quando aplicar cera em um bloco de cobre.
  • "Tira cera" quando retirar a cera de um bloco de cobre.
  • "Fofos e furiosos" ao pegar um axolote com um balde.
  • "A união faz a força" quando unir-se a um axolote e ganhar uma batalha.
  • "Brilhe e admire!" por fazer o texto de uma placa brilhar.
  • "Leve como a lebre" ao caminhar com bota de couro na neve fofa.
  • "Filtro de linha" quando um raio atingir um pára-raio perto de um aldeão sem incendiar a área.
  • "É um pássaro?" quando observar um papagaio através de uma luneta.
  • "É um balão?" quando observar um ghast através de uma luneta.
  • "É um avião?" quando observar o dragão do end através de uma luneta.

Marcador

É uma entidade para criações de mapas e pacotes de dados, mas ele existe somente do lado do servidor. Ele contém um campo composto de data que pode conter quaisquer dados.

Novas mensagens de morte

  • "jogador congelou até a morte"
  • "entidade congelou jogador até a morte"
  • "jogador foi espetado por uma estalactite caindo"
  • "jogador foi espetado por uma estalactite caindo enquanto lutava com entidade"
  • "Uma estalagmite atravessou jogador"
  • "Uma estalagmite atravessou jogador enquanto lutava com entidade"

Tabela de loot

  • Nova Condição: value_check
    • Verifica a faixa de valor.
    • Parâmetros:
      • value - consulte a seção "Novos provedores de valor" (atualmente combinação de geradores aleatórios e pontuação)
      • range - intervalo mínimo/máximo
  • Novas funções:
    • set_enchantments
      • Modifica encantamentos no item.
      • Parâmetros:
        • enchantments - mapa de identificação de encantamento para valor de nível (pode ser pontuação ou número aleatório)
        • add - se true, a mudança é relativa ao nível atual. Se false, o nível é substituído pelo valor atual (comportamento padrão)
    • set_banner_pattern
      • Define as marcas necessárias para padrões de banner. Parâmetros:
        • patterns - lista de objetos padrão:
          • pattern - nome do padrão (square_bottom_left, bricks, etc.)
          • color - nome da cor (light_gray, etc.)
        • append - se verdadeiro, novos elementos são acrescentados aos existentes em vez de substituí-los
  • Novos provedores de valor: score
    • Retorna o valor do placar escalado.
    • Parâmetros:
      • score - nome do placar
      • target - o mesmo que target no score predicado
      • scale - fator de escala (float)

Novas Gamerules (regras de jogo)

  • freezeDamage (habilitada por padrão) se as entidades sofrerão dano de congelamento dentro de neve fofa.
  • playersSleepingPercentage (padrão: 100) controla qual porcentagem de jogadores devem dormir para pular a noite.
    • Se o valor for 0 ou um negativo, apenas um jogador será o suficiente;
    • Se for 100, a noite não pode ser ignorada;
    • Não altera a animação de dormir.

Controle

  • Adicionado o atalho F3 + L para gerar e manter as métricas de desempenho do jogo, parecido com o /debug.

— Publicidade —


Alterações

Blocos

Caminho de Grama

  • Renomeado para Caminho de Terra, como a Edição Bedrock.
  • A id também foi alterada para: dirt_path.
  • Agora é possível ser feito com terra, terra infértil, micélio e podzol.

Caldeirão

  • Agora enchem de neve fofa.
  • Também podem encher de lava.
Caldeirão com Lava

Minérios

Os minérios tiveram sua textura alterada por razões de acessibilidade, assim cada minério é distinguível apenas pela forma dele.

Somente o minério de diamante que não foi alterado por ser o minério mais icônico do Minecraft, sendo assim mantendo a sensação "clássica".

Novas texturas para os minérios, exceto minério de diamante

Bigorna

  • Agora o comprimento máximo do nome de um item na interface da bigorna aumentou de 35 para 50 caracteres.

Blocos infestados

  • Não são mais destruídos instantaneamente, em vez disso, levam metade do tempo para quebrar em comparação com seus equivalentes não infestados.

Gerador de estruturas

  • Todos os blocos invisíveis agora são exibidos, incluindo o novo Bloco de Luz, como pequenos cubos no modo de salvar do gerador de estruturas.

Composteira

Alguns itens agora são compostáveis:
  • 30% de chance: folhas de azaleia sem ser florida, bagas brilhantes, tapete de musgo, pequena plantaforma, raízes aéreas.
  • 50% de chance: folhas de azaleia florida.
  • 65% de chance: flores de esporos, azaleias sem ser florida, blocos de musgo, grande plantaforma.
  • 85% de chance: azaleia florida.

Mobs

Afogados

  • Afogados agora têm chance de soltar uma barra de cobre, eles não soltam mais barras de ouro.

Abelhas

  • As abelhas agora veem a azaleia florescente (e as folhas de azaleia florescente) como flores

Lhamas

  • Não cospem mais em jogadores na dificuldade pacífico.

Mais alterações

  • Aba Redstone do criativo reordenado
  • Alterado a sintaxe do comando /item
  • Manter a barra de espaço pressionada agora acelera os créditos.
  • O comando /replaceitem foi substituído pelo novo /item
  • O comando /give só pode dar até 100 packs de itens por vez (por exemplo, 6400 de pedra ou 100 espadas de ferro)
  • A narração da interface agora inclui a posição e o uso do elemento focado ou suspenso.