Minecraft 1.18 | Caves & Cliffs: Parte 2 - Cavernas e Montanhas imensas, Novas músicas, Novos Biomas e +

novembro 30, 2021

A 1.18 chegou para completar a Caves & Cliffs com grandes e belíssimas mudanças na geração de mundo, novos biomas, músicas e mais.

Sobre a Segunda Parte

A Caves & Cliffs foi dividia em duas partes, sendo as versões 1.18 (edição Java) e 1.18.0 (edição Bedrock) a segunda parte dessa atualização. Se quiser ver tudo o que foi adicionado na primeira parte, clique aqui.

No Minecraft Live 2021 foi anunciado que os blocos e mobs envolvendo o bioma Deep Dark, como os blocos sculks e o Warden, virão na próxima atualização (1.19: Wild Update). Quanto aos itens de arqueologia, eles foram colocados em espera e virão em alguma atualização futura.

Índice

Trailer

Adições

Mundo

A geração de mundo havia sido deixado para a Parte 2 e aqui está. O destaque da 1.18 é a geração de mundo atualizada, trazendo novas montanhas e um novo sistema de cavernas. Agora, a paisagem está mais bela do que nunca.

Cavernas

Comecemos por um dos ambientes mais famosos (senão o mais famoso) que são as cavernas, onde habitam muitos dos perigosos do Minecraft — principalmente quando está de dia —, e onde a maioria dos minérios são encontrados.

Na Parte 1 foram adicionados novos minérios, blocos e alterado as texturas dos antigos e clássicos (exceto o diamante, o mais clássico). Nas snapshots da 1.17 já podíamos testar a nova geração de cavernas, mas com a divisão da Caves & Cliffs, apenas agora podemos vê-la em ação.

As antigas cavernas ainda estão presentes, mas foram melhoradas para se misturam com as novas.

Cavernas de ruído e Aquíferos

As novas cavernas foram chamadas de "cavernas de ruído" (nome técnico, não tem nada a ver com sons) e que vêm com 3 tipos (sabores?): queijo, espaguete e macarrão.

As de queijo têm grandes colunas de pedra que se estendem do fundo até o topo da caverna. Na maioria das vezes são grandes para que seja possível voar por ela usando élitros.

Já as espaguete são cavernas mais parecidas com as antigas, elas são longas e finas e têm pequenos aquíferos. A última, do tipo macarrão, é uma variante da de espaguete, sendo mais fina ainda e claustrofóbica.

Uma das cavernas de ruído

Também temos os aquíferos que são um local com água, independente do nível do mar. É possível encontrar às vezes aquíferos com lava em vez de água abaixo da altura 0y.

Um pequeno lago subterrâneo com quatro axolotes nele

Cavernas de espeleotema

Enquanto você estiver minerando e se aventurando pelas cavernas, poderá se deparar com o novo bioma Cavernas de Espeleotemas. Muito semelhante a uma caverna normal, exceto que terá vários espeleotemas pontiagudos (no teto, estalactites; no chão, estalagmites) e bloco de espeleotema. 

Cavernas verdejantes

Um pouco mais raro, este novo bioma é onde muitos dos novos blocos da 1.17 podem ser encontrados: azaleia e azaleia florescente, flor de esporos, terra enraizada, raízes suspensas, plantaforma grande e pequena, tapete e bloco de musgo e trepadeiras das cavernas.

As novas árvores de azaleia poderão ser encontradas na superfície sempre que tiver uma caverna verdejante no subsolo. As raízes dela (feitas de terra enraizada e raízes suspensas) podem ser usadas como guias até o bioma.

Quando chegar numa caverna verdejante, irá se deparar com um bioma bem verde que destoa das cavernas cinzas e comuns. Nela também haverá lagos rasos com argila onde poderá crescer plantaformas.

Curiosidade: O estilo das cavernas verdejantes foi inspirada no quadro "Oskuldens Vandring" e outras artes do pintor e ilustrador sueco John Bauer (1882-1918).

Veios de minério

São longos trechos de minérios e rochas. Acima da camada 0, é composto por minério de cobre com granito, enquanto abaixo da camada 0 é por minério de ferro com tufo.


— Publicidade —


Montanhas

Saindo do subsolo e indo para a superfície, as montanhas também receberam uma remodelagem no sistema. Elas ficaram maiores e mais bonitas, mesclando-se com o restante dos biomas. A altura do mundo foi aumentada de 128 blocos para 192 blocos junto das nuvens.

Foram adicionados 6 biomas:

Pradaria: É um bioma com áreas de flores, gramas e, raramente, uma árvore de carvalho ou de bétula. Os mobs ovelhas, burros e coelhos podem ser encontrados na pradaria.

Um campo (mais alto) com flores, gramas e ovelhas

Encostas nevadas: Um bioma onde as cabras e coelhos podem ser encontrados, as encostas nevadas são cobertas por neve, camadas de blocos de neve e neve fofa. Na maioria das vezes é gerado próximo de biomas de planície e, se próximo a uma tundra nevada, em camadas mais baixas.

Pode ser encontrado iglus e postos de observação.

Uma montanha (mais baixa) cheia de bloco de neve

Bosque: Parecido com uma taiga nevada, mas tendo camadas de neve, blocos de neve e neve fofa como solo, o bioma de bosque é gerado em altitudes altas abaixo ds picos e no topo de colinas próximas a biomas de floresta. Nas encostas da montanha tem uma floresta de pinheiro.

Coelhos, lobos e raposas vermelhas podem ser encontrados lá.

Bosque

Daqui para frente teremos três biomas de picos. Primeiro, o bioma Picos pontiagudos que é gerado em altitudes mais altas e normalmente ultrapassa as nuvens, podendo atingir a altura de 256y.

Ele é coberto por uma camada de neve com pedra embaixo, geralmente com minérios expostos (carvão, ferro e esmeralda). Apenas cabras podem ser encontradas lá.

Uma montanha com uma camada apenas de bloco de neve, e um bioma de flores escura logo abaixo

Picos congelados: São cobertos de neve, blocos de neve e áreas de gelo compactado. Gerados em colinas menores e mais suaves. Apenas cabras podem ser encontradas lá.

Uma montanha com muito bloco de neve, mas com uma área de gelo compacto formando uma espécie de círculo

Por último e menos congelante que os outros dois, o bioma de Picos rochosos é uma variação dos irmãos. É geralmente encontrado cercado por biomas como savanas e selvas, e não terá encostas nevadas ou bosques nas áreas mais baixas da montanha, exceto se houver um bioma do tipo por perto.


— Publicidade —


Itens

Diferente da Parte 1, a 1.18 adicionou apenas um item:

Disco de música: Otherside
Disco de Música

Para acompanhar você em sua aventura pelas escuras, perigosas e imensas (ou pequenas) cavernas, o Minecraft agora tem um novo disco de música chamado de "Otherside", composto por Lena Raine.

O disco poderá ser encontrado raramente nos baús de fortalezas ou, mais raro ainda, em masmorras.


Músicas

Não temos apenas um disco de música, como também novas músicas para o Minecraft! Depois de muito tempo, além das famosas músicas do C418, agora temos 9 músicas novas compostas por Lena Raine e Kumi Tanioka.

Você poderá escutar as músicas compostas por elas ao jogar no modo sobrevivência ou estiver no menu. Entretanto, todas essas músicas abaixo poderão ser escutadas no Spotify e em breve nas outras plataformas.

Músicas compostas pela Lena Raine:

  • Stand Tall
  • Left to Bloom
  • Ancestry (parece que essa é a única música que não está no jogo, mas no Spotify no momento)
  • Wending
  • Infinite Amethyst
  • One More Day

E essas são as músicas compostas pela Kumi Tanioka:

  • Floating Dream
  • Comforting Memories
  • An Ordinary Day

Mais coisas

Progressos (conquistas)

  • "Estrela cadente" quando cair até o fundo do mundo normal
  • "Lava, doce lava" ao percorrer 50 blocos com um lavagante no mundo normal
  • "Preços nas alturas" quando trocar com um aldeão no limite de altura de construção
  • "Valsa das flores" ao tocar uma música em uma jukebox no bioma de pradaria

Opções

  • Em configurações de Acessibilidade foi adicionado "Ocultar clarões de raios" que permite desabilitar ou habilitar de os raios fazerem o céu piscar. Os raios continuam visíveis.
  • Em configurações de Vídeo foi adicionado:
    •  "Gerador de chunks" que determina quais seções de chunk são atualizadas ao mesmo tempo durante um único frame.
      • Bloqueio total (padrão) é o comportamento usado antes da 1.18;
      • Semi-bloqueio e Agrupados reduz o engasgo ao colocar ou remover blocos. Mas ainda podem causar raros atrasos visuais nas atualizações no mundo.
    • "Distância de simulação" faz com que as entidades, blocos e fluídos não sejam atualizados fora da distância definida.
      • Isso permite que o alcance visual seja maior usando menos a CPU.
      • Limite mínimo é de 5 chunks (padrão é 12).
    • "Indicador de salvamento" habilita ou desabilita o indicador de salvamento automático. Se ativado (padrão), irá aparecer no canto inferior direito da tela sempre que o jogo estiver salvando automaticamente.
  • Nas configurações de Músicas e Sons, agora é possível escolher o dispositivo de áudio.

Alterações

Blocos

Aqueduto

  • Agora pode ser extraído com uma picareta.

Atril e Bancada de cartografia

  • Tiveram suas texturas alteradas para corresponder a textura das tábuas atualizada na atualização de texturas

Bigorna

  • Textura do martelo na interface levemente alterada.

Blocos de magma

  • A frequência gerada em ambientes aquáticos foi levemente aumentada.

Cortador de pedras

  • O bloco de cobre agora pode ser convertido para 4 cobres lapidados.

Mesa de encantamentos

  • A textura do ícone de lápis-lazúli foi alterada.
  • Agora a mesa de encantamentos emite o nível de luz 7.

Minério de cobre

  • Agora dropam de 2 a 5 cobres brutos ao serem minerados (antes eram 2-3)

Plantaforma grande

  • Agora podem ser colocados apenas em: argila, blocos de grama, terra, terra arada, bloco de musgo, terra enraizada, micélio e podzol.

Troncos

  • As texturas superiores dos caules carmesins e distorcidos foram alteradas, para se igualar a Edição Bedrock.
  • A textura superior do tronco de carvalho escuro foi alterada.
  • A textura lateral do tronco de carvalho escuro descascado foi alterada, para corresponder a cor de sua textura superior.

Vidro tingido

  • As texturas do vidro azul e do vidro vermelho foram alteradas, para corresponder a transparência das outras cores de vidros tingidos.

— Publicidade —


Mobs

Afogados

  • Agora aparecerem em aquíferos dentro das cavernas de espelotemas.

Axolotes

  • Agora aparecem apenas em cima de blocos de argila em cavernas verdejantes.
  • A textura do axolote selvagem foi alterada.

Bacalhau, Salmão, Baiacu, Peixe tropical, Lula, e Golfinhos

  • Agora só são gerados da altura Y = 50 até Y = 64.
  • Peixes tropicais agora também são gerados em cavernas verdejantes em qualquer altura.

Cabras

  • São geradas apenas nos biomas: encostas nevadas, picos pontiagudos e picos congelados.

Cavalos, mulas e burros

  • Seguem agora o jogador quando estiver segurando: cenouras douradas, maçãs douradas e maçãs douradas encantadas.

Ilusionista, Vingador, Devastador, Saqueador e Invocador

  • Não atacarão mais aldeões bebês.
  • Capuz presente nas texturas dos invocadores e vingadores foi removido.

Lhamas

  • Agora seguem o jogador se estiver segurando fardos de feno.

Papagaios

  • Textura inferior das asas de todos os papagaios foi invertida.

Lulas-brilhantes

  • Agora geram apenas em blocos de água abaixo da altura 30y.

Wither

  • Textura do crânio de wither foi ajustado para o novo rosto do wither da atualização de textura.

Mais alterações

  • Os seguintes biomas foram renomeados:
    • "Taiga com árvores gigantes" para "Taiga de árvores gigantes"
    • "Taiga com pinheiros gigantes" para "Taiga de pinheiros gigantes"
    • "Tundra nevada" para "Planície nevada"
    • "Colinas extremas" para "Colinas das ventanias"
    • "Montanhas florestadas" para "Floresta das ventanias"
    • "Colinas de cascalho" para "Colinas de cascalho das ventanias"
    • "Savana acidentada" para "Savana das ventanias"
    • "Planalto florestado de terras áridas" para "Terras áridas florestadas"
  • Os fósseis na parte mais profunda do subsolo agora vêm com diamante em vez de minério de carvão.
  • Geodos de ametista são gerados até 30y.
  • As minas abandonadas agora podem ser geradas em camadas mais altas nos biomas das terras áridas.
  • Templos da selva não geram mais sobre ou na água.
  • Templos do deserto não geram mais na água e agora são gerados na superfície em vez de em uma altura específica, mas continua ainda um pouco enterrado.
  • Os baús de tesouros enterrados podem conter poções de respiração aquática.
  • As vilas estão sendo geradas levemente mais separadas, distantes umas das outras.

Se encontrou algum problema ou acha que algo foi esquecido, fale nos comentários!